A indústria 4.0 já é uma realidade! Robôs autônomos, operações mais otimizadas, e até mesmo informações em tempo real são aplicados para garantir o aumento da produtividade e parques fabris mais inteligentes. 

Entretanto, ela ainda representa um grande desafio para indústrias de diversos setores, especialmente no Brasil.

Continue sua leitura e entenda mais sobre a indústria 4.0 e quais são os principais desafios que as empresas brasileiras enfrentam para essa evolução. 

Tenha uma excelente leitura!

 

O que é a indústria 4.0?

 

A indústria 4.0 pode ser considerada uma grande transformação digital em todo o sistema de produção industrial.

Essa mudança vem ocorrendo em larga escala e tempo recorde, o que demanda rapidez das empresas para se adaptarem a esse novo modelo.

A necessidade da evolução digital garante às indústrias maior competitividade e capacidade produtiva, sendo fundamental para se destacar no mercado.

Apesar de no Brasil boa parte das empresas já investirem em automação para se adequarem aos padrões da indústria 4.0, ainda existem diversos desafios que precisam ser considerados para essa nova fase evolutiva industrial.

A partir do próximo tópico, falaremos sobre os principais desafios das empresas brasileiras para se adequarem à proposta da indústria 4.0.

 

Os principais desafios da indústria 4.0 no Brasil

 

Conhecer os desafios que as empresas brasileiras enfrentam hoje para se adequar aos padrões da indústria 4.0 é muito importante para se criar estratégias que vençam esses desafios.

Assim, é possível ajustar maquinários, tecnologia, processos e cultura voltados para a transformação digital. Para tanto, falaremos agora sobre os principais desafios do Brasil em relação à indústria 4.0.

 

Desenvolvimento de fornecedores

Assim como a necessidade de mudanças nos processos operacionais integrados à tecnologia, é preciso que os fornecedores também se enquadrem nesse padrão de modernidade.

Trabalhar com fornecedores preparados para atender de forma agilizada contribui para uma operação mais produtiva, já que não haverá gargalo no fornecimento de matéria-prima.

Para os fornecedores, essa questão também é importante para aumentar a competitividade, especialmente para o atendimento em larga escala.

 

Desenvolvimento tecnológico

Um dos desafios da indústria 4.0 no Brasil é o investimento em novas tecnologias.

Esse investimento demanda análise dos processos operacionais que podem ser otimizados, além da utilização de tecnologia inteligente para aumentar a capacidade produtiva.

No Brasil, esse potencial de desenvolvimento precisa ser estabelecido através de parcerias entre o governo e as empresas.

 

Infraestrutura

Além das tecnologias, é preciso que a infraestrutura também esteja adequada para atender aos requisitos da indústria 4.0.

Logo é preciso investimento em redes móveis, internet banda larga e serviços de telecomunicações para que as informações sejam trafegadas com velocidade.

Dessa forma, a infraestrutura da empresa deve comportar todos os equipamentos que podem ser necessários, afinal, a indústria 4.0 se refere a equipamentos que também podem ser bem robustos, mas trarão mais autonomia e agilidade à cadeia produtiva.

Além disso, as empresas precisam rever a estrutura interna e se ela é capaz de suportar as tecnologias habilitadoras da indústria 4.0.

 

Regulação

Em 2020 foi instituída a Lei Geral de Proteção de Dados, que prevê a privacidade e preservação dos dados dos usuários.

Esse é um ponto de atenção para as empresas que estão migrando para a indústria 4.0, já que toda tecnologia e processos devem estar enquadrados na legislação.

Vale lembrar que com a evolução dos modelos digitais, esta lei faz parte dos processos de ética e segurança da informação, que também é um dos requisitos da transformação digital.

 

Desenvolvimento de equipes

A capacitação de profissionais para trabalharem com as novas tecnologias também representa um desafio para as empresas que fazem parte da indústria 4.0.

Investir no desenvolvimento de equipes é muito importante para garantir o aproveitamento máximo dos recursos tecnológicos, para assim aumentar a produtividade e a segurança operacional.

É importante ressaltar que a proposta da indústria 4.0 não é substituir a mão de obra humana por tecnologias como robótica, inteligência artificial, internet das coisas, dentre outras. 

A proposta da indústria 4.0 é utilizar a tecnologia para auxiliar na execução das atividades mais complexas, permitindo que os colaboradores humanos sejam melhor aproveitados dentro da operação.

 

Desenvolvimento de lideranças

Assim como os colaboradores precisam de treinamento para atuarem com as novas tecnologias, os líderes também precisam ter seu conhecimento desenvolvido para essas questões.

Além da estrutura, a indústria 4.0 altera a cultura da organização. Logo, é preciso que os líderes e gestores estejam alinhados com as transformações nos processos, assim como os novos perfis de profissionais para atender a essas demandas.

Líderes e gestores com bons conhecimentos sobre os padrões da indústria 4.0, e gestão de pessoas conseguem conduzir os processos produtivos com maior eficiência.

 

Uma solução para a indústria 4.0

 

Como vimos, a indústria 4.0 vai além da evolução tecnológica, ela demanda mudanças em toda a estrutura organizacional.

Ou seja, o desafio para as empresas brasileiras é se adequar a todas essas mudanças, de forma que a tecnologia utilizada pela indústria 4.0 seja bem empregada e assim traga o retorno sobre o investimento que é esperado.

 

Se você está em busca de adequar a sua empresa para os padrões da indústria 4.0, conheça as soluções da Elektra Automação e suas soluções destinadas à automação industrial.

 

Esse conteúdo foi útil para você? Deixe sua opinião nos comentários, compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para outras novidades. 

Até a próxima!